Notícias da Paróquia › 28/10/2019

Uma devoção iniciada em 1844, permanece até hoje.

O Sagrado Coração de Jesus é uma devoção praticada pela Igreja Católica, que consiste na veneração ao Coração de Jesus, na primeira sexta-feira de cada mês. O compromisso dos participantes do Apostolado da Oração é rezar, diariamente, oferecendo o dia pelas intenções da Igreja, através do chamado bilhete mensal, enviado pelos coordenadores de cada comunidade.

É importante uma pertença do membro do Apostolado da Oração, em ter um tempo de preparação, para o conhecimento do que está sendo assumido. É para sempre esse compromisso. No dia da consagração ao Sagrado Coração de Jesus, os membros recebem as indulgências, sendo assim necessária a participação no sacramento da penitência, comunhão e oração, em intenções do Papa e exclusão de todo o apego ao pecado.

A fita recebida do Apostolo da Oração é o sinal do Sagrado Coração. Sua cor vermelha lembra-nos do sangue do Senhor, que se entregou por cada um de nós, em sinal de amor. A medalha presa na fita tem o Sagrado Coração de Jesus de um lado e, do outro, o Imaculado Coração de Maria, para nos lembrar do triunfo dos dois que um dia ocorrerá. Já o “Bentinho” preso na ponta é o símbolo do Apostolado da Oração e, nele, está gravado: “Venha a nós o vosso Reino”. Ele serve para lembrarmos, a todo o instante, que estamos buscando esse reino, por isso temos de usar a fita não como enfeite, mas sim, honrá-la como um sinal de amor por Jesus.

Destaca-se que o Apostolado exige de cada pessoa a oração, o trabalho com caridade, a humildade e a mansidão. (Revista trimestral do Santuário de Santa Filomena – mai/jun/jul/ago/2019 – p. 18).

Carlos / Terezinha Bellote Chaman (Pascom Nossa Senhora das Graças)