O Verdadeiro Natal

“O encontro com Jesus abre os nossos ouvidos interiores, para a exigência do Altíssimo: siga por outro caminho!” O Verdadeiro Natal (Peter Malgo)

Sem dúvida, o Natal é a data mais festejada do cristianismo. Nem mesmo os ateus conseguem fugir do Natal e, de uma ou outra maneira, são confrontados com essa festa. Mas, até que ponto conseguimos, realmente, compreender o significado do Natal? Em pensamentos, sempre lembramos da estrebaria e da criança na manjedoura. Mas, esse é apenas um dos fragmentos visíveis do que aconteceu naquela ocasião. O Natal é muito mais. Ele é a primeira ligação entre o céu e a terra. Trata-se de um encontro da glória invisível de DEUS com a nossa existência humana. O eterno e poderoso DEUS, uma personalidade que não pode ser compreendida pelo nosso raciocínio, um poder, que não pode ser expresso em palavras, enviou o Seu Filho Jesus para a terra. Cristo, o Filho de DEUS, teve de tornar-se homem! Certamente, DEUS poderia ter agido de outra maneira. Ele poderia ter dado uma aparência sobre-humana a Seu Filho, como a um anjo, enviando-o para a terra. Mas, assim, Jesus não teria se tornado homem. Ele também seria sempre visto, somente, como um ser sobrenatural. Jesus tornou-se homem. Ele começou a Sua vida como todos nós: Ele nasceu num mundo perdido. Ele não teve nenhum lar seguro, pois pobreza, inquietação e fuga caracterizaram os primeiros dias da Sua vida. Com Ele aconteceu exatamente o mesmo que ocorre a milhões de pessoas, em nossos dias. Jesus foi homem como nós. Esta é a verdade sóbria do Natal. Mas, a mensagem do Natal é o esplendor da glória de DEUS, que paira sobre todos esses acontecimentos. Embora Jesus tivesse se tornado homem, Sua verdadeira glória não pôde permanecer oculta. Até os magos do longínquo Oriente reconheceram: lá em Belém nasceu alguém que é mais que simples homem! Eles O procuraram e tiveram um encontro com Jesus. O Natal é o convite de DEUS a nós seres humanos: venham, vejam meu Filho!

O verdadeiro encontro com Jesus, o verdadeiro Natal, também fez com que os magos do Oriente mudassem os seus planos de viagem: “Sendo por divina advertência prevenidos em sonho, para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra” (Mt 2.12). O encontro com Jesus protegeu-os de um novo encontro com o Seu adversário. O Natal também é uma ordem de DEUS a nós: siga por outro caminho! O grande perigo, em relação ao Natal, está na tradição exterior. Brilho de luzes e cânticos de Natal não fazem o Natal. Ele somente se torna uma festa verdadeira, se encontrarmos Jesus de verdade e, se por meio disso, ocorrer uma mudança no rumo da nossa vida. O encontro com Jesus abre os nossos ouvidos interiores, para a exigência do Altíssimo: siga por outro caminho! Estamos dispostos a obedecer ao que DEUS nos solicita?

Carlos / Terezinha Bellote Chaman (Pascom Nossa Senhora das Graças).