Notícias Gerais › 08/10/2019

Comunicação e Missão

Comunicação e Missão: 5 dicas para comunicar bem no mês missionário

30 de setembro de 2019Marketing Parresia

Você sabia que Outubro é um mês dedicado à missão? Trata-se da necessidade de levarmos a Boa Nova e a palavra da salvação às pessoas. Esta é uma exortação do Papa que convida a Igreja a viver este mês extraordinário motivada a tornar cada vez mais atual a missão que Jesus nos confiou.

Comunicação e missão estão inteiramente interligadas, já que, sem a primeira, não poderíamos comunicar o Evangelho e o Reino de Deus. Dessa forma, neste mês de Outubro as Pascons e equipes de comunicação devem se preparar para ajudar a comunidade a vivenciar este momento importante da Igreja.

Como já falamos, a comunicação mudou muito desde os primórdios da pregação do Evangelho. Hoje são várias as ferramentas que podem colaborar com a Igreja em seu propósito, e muitas ações podem ser praticadas durante este período missionário.

Vamos tratar neste blog post de algumas estratégias que podem alavancar a comunicação neste mês e ajudar a evangelizar:

1 – Planeje um bom cronograma de publicações voltados para o tema do mês

É essencial que antes de iniciar os trabalhos de comunicação neste mês a equipe se prepare para o mesmo. A temática é muito importante e, como já dissemos, também envolve diretamente a comunicação.

Neste momento é importante preparar antecipadamente o que será publicado a cada dia, isso libera tempo para que você atue em outras frentes no decorrer do mês.

Também é importante definir os objetivos das postagens, não é bom que todas tenham o mesmo propósito (evite ultrapassar quatro objetivos, para garantir que suas mensagens terão a frequência adequada à absorção da audiência). Estes objetivos podem ser desde anunciar o evangelho, chamar para missas especiais no período, levar mensagens especiais do padre aos fiéis e, por último, comunicar ações pastorais.

Reunimos neste blog-post as melhores dicas de planejamento de conteúdo para sua Igreja, e também oferecemos lá uma planilha gratuita para você fazer um cronograma de publicações. Não perca!

2- Convide o Bispo ou Padre para convocar a comunidade a sair em missão

A palavra do Pastor da comunidade é de suma importância. Prepare junto a ele uma fala motivadora e ao mesmo tempo formativa. As pessoas têm necessidade desta influência para que assim se sintam motivados a sair em missão.

Se esta abordagem gerar bons resultados de engajamento, pense em repeti-la durante o mês para continuar estimulando a participação dos fiéis. Peça que o Bispo/Padre compartilhe em vídeos, por exemplo, como está sendo a missão e assim convoque mais participantes para este momento.

3 – Divulgar roteiros e itinerários missionários no site e nas redes sociais

Agora é o momento de reunir toda a paróquia para a missão. Divulgue os horários, locais de encontros e pontos de partida.

É importante que estas informações estejam acessíveis e bem destacadas para todos, pois é a partir delas que as pessoas se orientarão a respeito da parte prática das missões ou eventos missionários.

comunicação e missão

4 – Criar uma rotina de reflexão bíblica semanal ao vivo pelas redes sociais

A missão acontece no meio da comunidade, mas o meio digital permite que esta também aconteça ali. Utilize bem as ferramentas digitais que estão ao alcance e disponíveis a todos.

Atualmente as redes sociais têm valorizado bastante as transmissões ao vivo, estimulando e sugerindo este tipo de conteúdo para seus seguidores enquanto a transmissão está acontecendo.

Organize um grupo na Igreja e proponha uma partilha bíblica, podemos até mesmo solicitar participação de outras pessoas que acompanham. Esta partilha gerará interação e será uma boa novidade para a vivência da comunidade.

5 – Fazer cobertura das missões que serão feitas neste mês

A cobertura do que está sendo realizado na comunidade é muito importante, pois até o ato da divulgação torna-se evangelização. Ver a comunidade em missão inspira outras pessoas e pode tocar até os fiéis que há muito não participam, fazendo com que se juntem a este serviço.

Neste trabalho, a valorização do fiel é muito importante para que este compartilhe também sua vivência com seus seguidores. Estes reforços positivos em torno da partilha de depoimentos fortalece a rede de compartilhamento e interação da comunidade com a Igreja.

Fazer missão nos dias atuais ganhou uma novas formas e melhores ferramentas. Recursos como sites, aplicativos e e-mail marketing não se propõe substituir os contatos humanos, mas sim trabalhá-los em novos formatos para potencializá-los. Dessa forma, os fiéis atuais são reconectados com o sagrado, e novas conexões podem ser alcançadas pelo espírito missionário que a Igreja convida neste tempo propício.