Notícias da Paróquia › 08/10/2019

Comunicação é a arte de ser entendido

Comunicação é a arte de ser entendido. (USTINOV, P).

Certa vez, em um encontro com jovens comunicadores, Papa Francisco disse com assertividade: “Sejam positivos. Este é um princípio básico da comunicação e ainda mais importante, quando estamos defendendo o ponto de vista da Igreja. A mensagem de Jesus é inspiradora. Ser positivo é conduzir a discussão até a visão positiva que a Igreja tem para as pessoas: as intermináveis e maravilhosas possibilidades de liberdade. Não sejam o anjo do juízo, mas aqueles que mostram o caminho luminoso.”

Neste último domingo (29/09), participamos do 2.º Mutirão Diocesano de Comunicação (MUTICOM), que ocorreu nas dependências do Salesianos, São Carlos.

Foram momentos de conhecimento, troca de experiência e de vivência das realidades ligadas à comunicação, pertinentes a nossa Igreja. Encontro esse muito bem preparado por Pe. Ramon Ramos, Assessor Diocesano da Pascom, Sidney Prado, Assessor de Comunicação da Diocese de São Carlos e outros colaboradores. Presentes estavam aproximadamente 100 pessoas, de várias cidades da Diocese de São Carlos.

Ministradas várias palestras, em que foram discutidos temas importantes, relativamente à comunicação dentro e fora de nossas Igrejas:

Leitura Crítica dos Meios de Comunicação; tema desenvolvido por Patrícia Souza – Cofundadora da comunidade católica N. Sr.ª da Comunicação;

Comunicação em Essência – com dinâmicas interessantes, proferida pelo Prof. Felipe Guedes, fundador do Mosaico 21 Treinamentos;

Comunicação – filtros e gargalos – com o brilhante jornalista Marcos Schimidt. Grande alegria encontrá-lo, após 21 anos. Um detalhe – em 98, ao ministrar (Terezinha) um curso na EPTV/São Carlos, Schimidt dedicou-me um belíssimo texto – ao Mestre, com Carinho;

Pascom Comunidade e Unidade – uma verdadeira aula magna, proferida pela Irmã Helena Corazza, Jornalista e Doutora em Comunicação;

Animação – Ministério Aliança de Misericórdia;

Concurso de vídeos – desenvolvido por Daniel Silva e Daniela Parra;

Relações Humanas e Lideranças – nosso velho conhecido Reginaldo Rozinholli deu o seu show, com toda aquela fé que lhe é peculiar;

Missão digital – a evangelização através da WEB – Marcus Tullius – Coordenador Nacional da Pascom, nos orientou-nos, com muita maestria, como fazer uso das mídias digitais, nesses tempos da pós-modernidade.

Finalmente, tivemos a satisfação de participarmos de uma Missa, celebrada pelo Eminentíssimo Dom Paulo Cezar Costa. Em suas palavras, referiu-se à comunicação, usando como pano de fundo o Evangelho daquele dia – o homem rico e um pobre, chamado Lázaro. Ali, segundo ele, estava formada a base da comunicação instituída por Jesus Cristo, em nossa Igreja.

Por fim, Dom Paulo fez o envio dos novos comunicadores, deu-nos sua santa bênção e, junto com todos, fez a tradicional foto.

Carlos / Terezinha Bellote Chaman PASCOM N. Sr.ª das Graças / Araraquara