Paróquia

Nossa Senhora das Graças Araraquara - SP

End: Av. La Salle s/n° - Vila Ferroviária - Araraquara, SP
Tel: 16 3336 7520 - par.nossasenhoradasgracas@gmail.com

Horários: Missas de Segunda a Sexta-feira às 19h; Sábados às 18h30min Domingos às 08h, às 10h e às 19h15min

Clero

Côn. Antonio Desan (In memoriam)

Nascido em 6 de maio de 1926 na cidade de Pirajú, interior de São Paulo, filho de Paulo Desan e Maria Furlanetto, nono filho de uma família de dez irmãos.

Ele passou a sua infância na cidade de Dois Córregos, onde cursou o primário e foi nessa época, quando ainda era coroinha, que surgiu a vontade de se tornar sacerdote.

Em fevereiro de 1939, seu pai, Paulo Desan, o levou para São Paulo na casa de Dona Beatriz e lá, juntamente com mais vinte meninos de sua idade, estudaram por dois meses Matemática, Português, Latim e Religião.

Em seguida seguiu para Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, onde cursou o ginásio e o colegial na Escola Apostólica dos Padres Jesuítas. Permaneceu em Nova Friburgo de 1939 a 1954, onde cursou também Filosofia e dois anos de Magistério.

Nos anos de 1954 a 1957, cursou teologia em São Paulo no Seminário Central do Ipiranga. Sua Ordenação Presbiteral ocorreu no dia 29 de junho de 1957 na cidade de Dois Córregos, onde moravam seus pais.

Após a Ordenação partiu em viagem de formatura para visitar Roma, Assis, Nápoles e Cássia. Ao retornar da Europa, o Bispo Dom Rui Serra o designou para ser professor no Seminário de São Carlos durante o período de 1958 até 1965.

Depois disso iniciou definitivamente seu trabalho paroquial: De 1967 a 1970 – Vigário de Reginópolis, interior de SP, na paróquia Nossa Senhora dos Anjos.

De 1971 a 1973 – Coadjutor da paróquia São Judas Tadeu em São Caetano do Sul e professor na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de São Caetano do Sul.

De 1974 a 1978 – Vigário de Ribeirão Bonito, na paróquia Bom Jesus da Cana Verde.

De 1979 a 1980 – Coadjutor na Catedral e na Vila Isabel, em São Carlos.

De 1981 a 1982 – Vigário de Boa Esperança do Sul, na paróquia São Sebastião.

De 1983 a 1986 – Vigário da paróquia São João Batista, em Dourado.

De 1987 à 2007 – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Araraquara.

De 2007 até 2018  – Vigário desta mesma paróquia.

28/10/2018 – A estrela apagou-se…para reacender, cheia de luz, e ascender à eternidade. Falece Conêgo Antônio Desan.

Combateu o bom combate, amou, de verdade e, intensamente, a sua comunidade. Amado, também intensamente, pelos seus fiéis, amigos, admiradores.
A vida…um instante emprestado. E quantos instantes plenos de luz, de misericórdia, de acolhimento, de sabedoria, de AMOR, de quem viveu para servir!
Deus o acolheu com alegria. Seja nosso intercessor. Sua alegria é bem-vinda aos céus.
Partiu num Domingo, dia do Senhor, e esteve com nosso Bispo Dom Paulo Cezar no mesmo dia antes de seu falecimento.

“Cônego Antônio Desan, tu és sacerdote para sempre, segundo a lei de Melquisedec!”.

Padre João Roberto Campanini

Padre João Roberto Campanini

Padre João Roberto Campanini, 53 anos, nasceu em Araraquara. Economista, formado pela UNESP, quando atendeu ao chamado de Deus, para ser Padre. Ingressou no Seminário Diocesano de São Carlos, formou-se em Filosofia, e, posteriormente, cursou Filosofia nas Faculdades Claretianas, para obter a licenciatura.  Bacharelou-se em Teologia, pelo Instituto de Teologia e Ciências Religiosas, PUC-Campinas. Buscando entender a pessoa humana e melhor exercer o seu sacerdócio, deu seguimento aos seus estudos, formando-se em Psicologia Clínica, aliando sua formação teológica ao entendimento da psiquê humana. Mestrado em Psicologia Clínica, PUC/SP, concluído em 2011.

Ordenado Padre em 10 de dezembro de 1995,em sua comunidade de origem, a Matriz de São Bento, Araraquara, sua primeira função foi pároco da Paróquia São João Evangelista de Ibaté. Esteve na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, São Carlos, desde 1998, trabalhando na paróquia e como professor de Sociologia e Filosofia, no Seminário Diocesano. Ainda, prestou serviços na parte administrativa, patrimonial e financeira da Cúria Diocesana. Foi moderador da Cúria de São Carlos e procurador da Mitra Diocesana; diretor espiritual dos Seminários de Filosofia de São Carlos e da Casa de Formação Seminário de Teologia de Campinas; orientador espiritual do Colégio São Carlos. É conselheiro espiritual do movimento das Equipes de Nossa Senhora. Assessor diocesano da pastoral universitária de 1996 a 2006. De 1998 a 2018 realizou trabalho paroquial junto aos universitários faz USP/São Carlos.  No período de 2001 a 2007, reitor do Seminário de Teologia da Diocese em Campinas, conciliando o trabalho na Paróquia e o realizado em Campinas, apesar da distância de 150 km entre as duas cidades. Desde 2008 esteve, exclusivamente, exercendo seu trabalho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, São Carlos. Aos 27 de dezembro de 2018 assumiu a paróquia Nossa Senhora das Graças / das Dores, em belíssima celebração, presidida por Dom Paulo Cezar Costa, Bispo da Diocese de São Carlos.

 

Padre Paulo Henrique Fascin

Diácono Ulisses Abruzio

Nome: Ulisses Abruzio

Data de nascimento: 10 de fevereiro de 1955 – Capital São Paulo

Filiação: Leonardo Abruzio (Falecido)

Odemira Roncada Abruzio (Falecida)

Formação Educacional

Filosofia na Assunção antiga FAI – São Paulo

Teologia na Assunção antiga FAI – São Paulo

História na USP

Mestre em Ciência da Religião – PUC-SP

Doutorando em Comunidades Eclesiais de Base

Ordenação Diaconal

12 de setembro de 2003 – Bispo D. Joviano de Lima Júnior

Pequeno Histórico de minha trajetória na Igreja

1978 – participei no grupo de Jovens na Paróquia do Perpétuo Socorro no Bairro do Vila Diva em São Paulo, depois quando estudava Filosofia fui trabalhar com as irmãs na OAF (Organização de Auxílio Fraterno) com os homens de rua. Ingressei no trabalho com os meninos do Farol em São Paulo com o Padre Lancelote, onde tive a certeza de minha vocação com os menores abandonados.

Casado com a Valkiria Maria Costa da Silva Abruzio

18 de outubro de 1986

Filhos: Talita Cristina da Silva Abruzio, Bruno Luiz da Silva Abruzio e Luana Elisa da Silva Abruzio.

Netas

Letícia Fernanda Abruzio

Maria Alice Abruzio Presser Lionelo

Pe. Celso Maximino José 

Pe. Celso nasceu em Novo Horizonte (SP), no dia 24 de novembro de 1953. Filho de Adelino José e de Benedita Purcino José.

Ingressou no Seminário Menor dos Padres da Doutrina Cristã em Catanduva a 14 de fevereiro de 1963, onde concluiu o 1º grau em 1968. Fez o Clássico no Instituto Caboniano São Judas Tadeu, em São José do Rio Preto. Daí seguiu para Guaíra (SP) onde fez o Noviciado e Magistério no Seminário da mesma cidade.

Em São Paulo cursou filosofia, psicologia e teologia durante os anos de  1969-1977 no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP). A seguir fez um ano de Pastoral no Rio de Janeiro.

Em 1978 foi para Itápolis, trabalhando um ano como Diácono. Foi ordenado presbítero em Novo Horizonte, no dia 23 de setembro de 1978.

Sua primeira função ministerial foi como Vigário cooperador de Itápolis, e ao mesmo tempo Vigário de Nova Europa, até o no de 1980. Nesse ano foi Vigário substituto de São Geraldo em Araraquara. Em 1981 passou a atender também Tabatinga. Nessa ocasião foi membro do Conselho de Presbíteros.

Em 1982, a pedido de Dom Constantino, fez um ano de especialização em Catequese (Curso Superior de Pastoral Catequética – CSPC) no Instituto Salesiano Pio XI e o Curso de Metodologia Catequética (CMC) também no Pio XI. Neste período, atuou como Coordenador Diocesano da Catequese, Coordenador da Pastoral da Juventude de São Carlos, Coordenador de Ensino Religioso, Vigário Cooperador da Catedral, Membro do Conselho Diocesano de Pastoral e Assessor da Pastoral da Juventude na Província Eclesiástica de Campinas.

No ano de 1984, assumiu o ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Carlos. Onde permaneceu até assumir como Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus em Mineiros do Tietê (SP) em 1991.

Em 1992, na fundação da REDEVIDA de televisão, Padre Celso começou a celebrar e participar de programas que o canal realizava. Permanece até hoje celebrando na REDEVIDA.

Também em 1992 assumiu o ofício de Pároco da Paróquia São José, na cidade de Barra Bonita (SP), onde permaneceu por 25 anos, até ser transferido por Dom Paulo Cesar para a nossa Paróquia, sob o patrocínio de Nossa Senhora das Graças, assumindo o ofício no dia 04 de fevereiro de 2017, permanecendo no ofício atualmente.