Boa Tarde, irmãos e irmãs.

Paz e Bem!

Hoje vamos refletir um pouco dentro do sentido das CEBs, isto é, Comunidades Eclesiais de Base. aprofundar um pouco no seguinte aspecto: O que é comunidade? o que é Eclesial? O que é Base?

Comunidade: {porque se trata de agrupamentos primários, onde vive relações de profunda comunhão fraterna};

Eclesial: {porque são grupos propriamente religiosos, mais especificamente cristãos que se reúnem em Igreja a partir da Palavra de Deus};

Base: {Porque constituem associações elementares, sendo célula de Igreja ou eclesiolas. De fato, elas partem dos constitutivos “básicos” da Igreja: Palavra, fé, batismo, caridade fraterna, serviço aos outros, etc., e assim formam a base da Igreja que é o laicato. Esse sentido eclesiológico primeiro da palavra base coincide, no Terceiro Mundo, com o sentido sociológico segundo, pelo qual “base” significa popular. Na verdade, as CEBs se formam a partir das camadas da população e por isso se situam em geral no campo e nas periferias urbanas.

Irmãos e irmãs, é muito interessante essas definições, para vivermos intensamente nossa Igreja. Igreja que não é dos homens, mas do Pai que enviou seu Filho muito amado na sua estrutura que é a Base, ou seja, uma Igreja dos pobres para os pobres, como afirma nosso Papa Francisco.

Paz e Bem!

Diácono Ulisses Abruzio.