Notícias Gerais › 02/10/2018

Foi programado para o dia 13 de outubro no Vaticano uma Conferência Internacional e um Fórum sobre Jornalismo de Paz. O evento que se realiza na véspera das Canonizações do Beato Paulo VI e do Beato Óscar Arnulfo Romero foi organizado pelo Dicastério para a Comunicação da Santa Sé em colaboração com o Dicastério para o Serviço Humano Integral e com SIGNIS (Associação Católica Mundial para a Comunicação).

Evento celebra Paulo VI e Romero, testemunhas de paz

A iniciativa tem como objetivo aprofundar o tema Jornalismo de Paz, ao qual Papa Francisco dedicou a Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018, unindo-o idealmente às figuras dos dois futuros santos, ambos testemunhas de paz. Duas personalidades que, de modo diferente mas com a mesma paixão, estimularam os meios de comunicação a serem instrumentos de reconciliação na busca da verdade.

Conferência terá dimensão inter-religiosa e intercultural

Na Conferência será evidenciada a transversalidade de um tema como o jornalismo de paz, ou seja, sua dimensão intercultural e inter-religiosa, fundamentais nos dias de hoje e que deve ser promovida e atualizada: para o Papa Francisco o Jornalismo de Paz compromete-se “na busca das causas reais dos conflitos, para favorecer a sua compreensão das raízes e a sua superação através do encaminhamento de processos virtuosos; um jornalismo empenhado a indicar soluções alternativas às escaladas do clamor e da violência verbal”.

(Texto e foto: Vatican News)